segunda-feira, 14 de junho de 2010

Aprendizagem acelerada e treinamento da conversação na língua estrangeira

Aprendizagem acelerada e treinamento da conversação na língua estrangeira
Preparado pela Equipe Técnica do CLC IDIOMAS - 10/05/2010

Não obstante a Aprendizagem Acelerada fazer o aluno aprender bem mais rápido e melhor, no caso do aprendizado de línguas estrangeiras, não se trata apenas de “aprender”, é preciso ”aprender a usar” e, efetivamente “usar”, mesmo em situações fictícias da vida real, e, quando se trata de falar na língua estrangeira, sempre que possível, usá-la em situações reais da vida real. Para isso é preciso treinar a musculatura da fala por meio das unidades fônicas.

Chamamos de “unidades fônicas” as formadas por palavras que são enunciadas juntas nas quais as palavras isoladas perdem sua pronúncia forte para participarem do conjunto, como, por exemplos bem simples, como: “bá noiti”, em lugar de “boa noite”. Exemplo com uma frase corriqueira, ninguém pronuncia, numa conversação: “quê é quê você está fazendo aí?, e, sim, “qu’ cê tá  fzend’ aí?”

A língua é composta de estruturas, padrões que são modificados de acordo com as ideias que queremos comunicar e é com essas estruturas que vamos conseguir fluência e flexibilidade, por intermédio dos exercícios estruturais.

Os exercícios estruturais estão de acordo com o funcionamento do cérebro que, quando aprendemos a língua materna segue o seguinte roteiro: aprende estruturas e depois as várias combinações possíveis com essas estruturas. Vamos dar como exemplo a estrutura: pronome, verbo, objeto. Seja a seguinte frase “eu aprendo a falar inglês”. Podemos exercitar com a mudança de pronome: “tu aprendes a falar inglês”, “ele aprende a falar inglês”, “ela aprende a falar inglês”, “nós aprendemos a falar inglês”, “vós aprendeis a falar inglês”, “eles aprendem a falar inglês”, “elas aprendem a falar inglês”. O exercício pode ser feito com a mudança de objeto “eu aprendo a falar francês”, “eu aprendo a falar alemão”, “eu aprendo a falar espanhol” e assim por diante, com o nome de outras línguas. A mudança pode ser com o verbo “eu estudo inglês”, “eu gosto de inglês” e assim por diante. O importante é mudar as estruturas com o máximo de possibilidades possível.

Esse tipo de exercício, feito oralmente, serve também para treinar a musculatura da fala, pois são os músculos que possibilitam a criação dos sons. A fluência e flexibilidade, tão necessárias no momento tenso da conversação, serão conseguidas por meio dos exercícios estruturais.

Muita gente pode argumentar que isso é repetição e, então, dizemos, é, sim, e mostramos que ninguém consegue aprender uma língua, mesmo a língua materna, sem repetir. Quantas vezes é preciso fazer a criança repetir “mamãe” até que ela, finalmente, provoque a alegria de todos quando diz “mamãe” pela primeira vez.
 
Concluindo este artigo, queremos destacar que há dois aspectos no ensino / aprendizagem de uma língua estrangeira: o aspecto mental do aprendizado com a inteligência nativa, pois nascemos com as condições de aprender qualquer língua, e a inteligência do intelecto, e o aspecto do aprendizado mecânico, muscular. Há momentos, no aprendizado de línguas estrangeiras que os dois aspectos se confundem, pois os músculos têm memória que nos ajuda a guardar e reproduzir o que aprendemos.

Lembramos que usamos o termo “aprendizagem acelerada” porque é o mais divulgado, mas o nosso trabalho melhor se caracteriza como “aprendizagem acelerativa”, pois, como temos explicado em várias oportunidades, o adjetivo “acelerativa” indica “a ação de tornar acelerado”, portanto, a “aprendizagem acelerada” surge como resultado dos procedimentos, atividades e exercícios da aprendizagem acelerativa.



ATENÇÃO
Para divulgar este artigo, mencione a autoria da seguinte forma:

Equipe Técnica da Escola de Idiomas CLC



Cursos de Idiomas

Cursos de Idiomas da Escola CLC


A Escola de Idiomas CLC disponibiliza cursos com o Método CLC de Aprendizagem Acelerativa para os idiomas Inglês, Alemão, Espanhol, Francês, Italiano e Português. Também atua com aulas particulares para diversas necessidades, cursos de idiomas profissionalizantes e cursos de idiomas para uso imediato.
SAIBA MAIS >>



Convênios Educacionais para Aulas de Idiomas

Sua Instituição de Ensino também pode aplicar o Método CLC


O Instituto de Aprendizagem Acelerativa – CLC IDIOMAS – dispõe de convênios educacionais que viabilizam o uso do Método CLC para os Cursos de Idiomas de sua Instituição de Ensino. Ao fazer o convênio com a Escola de Idiomas CLC, você não vai ter encargos trabalhistas com os coordenadores e professores especializados na metodologia.
SAIBA MAIS >>



Ganhe o e-book:

Como Acelera sua Aprendizagem de Idiomas

"Como Acelerar sua Aprendizagem de Idiomas"

Cadastrando-se gratuitamente no CLC News!

E receba também GRATUITAMENTE os artigos do Prof. Luiz Machado
sobre Aprendizagem Acelerativa para Idiomas!

saiba mais >>

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir