Aprendizagem acelerada e treinamento da  conversação na língua estrangeira
Preparado pela Equipe Técnica do  CLC IDIOMAS - 10/05/2010
 Não obstante a Aprendizagem Acelerada fazer o aluno  aprender bem  mais rápido e melhor, no caso do aprendizado de línguas  estrangeiras, não se  trata apenas de “aprender”, é preciso ”aprender a  usar” e, efetivamente “usar”,  mesmo em situações fictícias da vida  real, e, quando se trata de falar na  língua estrangeira, sempre que  possível, usá-la em situações reais da vida  real. Para isso é preciso  treinar a musculatura da fala por meio das unidades  fônicas.
Chamamos de “unidades fônicas” as formadas por palavras que  são  enunciadas juntas nas quais as palavras isoladas perdem sua  pronúncia forte  para participarem do conjunto, como, por exemplos bem  simples, como: “bá  noiti”, em lugar de “boa noite”. Exemplo com uma  frase corriqueira, ninguém  pronuncia, numa conversação: “quê é quê você  está fazendo aí?, e, sim, “qu’ cê  tá  fzend’ aí?”
A língua é composta de estruturas, padrões que são  modificados  de acordo com as ideias que queremos comunicar e é com  essas estruturas que  vamos conseguir fluência e flexibilidade, por  intermédio dos exercícios  estruturais.
Os exercícios estruturais estão de acordo com o  funcionamento do  cérebro que, quando aprendemos a língua materna segue o  seguinte roteiro:  aprende estruturas e depois as várias combinações  possíveis com essas  estruturas. Vamos dar como exemplo a estrutura:  pronome, verbo, objeto. Seja a  seguinte frase “eu aprendo a falar  inglês”. Podemos exercitar com a mudança de  pronome: “tu aprendes a  falar inglês”, “ele aprende a falar inglês”, “ela  aprende a falar  inglês”, “nós aprendemos a falar inglês”, “vós aprendeis a  falar  inglês”, “eles aprendem a falar inglês”, “elas aprendem a falar inglês”.  O  exercício pode ser feito com a mudança de objeto “eu aprendo a falar  francês”,  “eu aprendo a falar alemão”, “eu aprendo a falar espanhol” e  assim por diante,  com o nome de outras línguas. A mudança pode ser com  o verbo “eu estudo  inglês”, “eu gosto de inglês” e assim por diante. O  importante é mudar as  estruturas com o máximo de possibilidades  possível.
Esse tipo de exercício, feito oralmente, serve também para   treinar a musculatura da fala, pois são os músculos que possibilitam a  criação  dos sons. A fluência e flexibilidade, tão necessárias no  momento tenso da  conversação, serão conseguidas por meio dos exercícios  estruturais.
Muita gente pode argumentar que isso é repetição e, então,   dizemos, é, sim, e mostramos que ninguém consegue aprender uma língua,  mesmo a  língua materna, sem repetir. Quantas vezes é preciso fazer a  criança repetir  “mamãe” até que ela, finalmente, provoque a alegria de  todos quando diz “mamãe”  pela primeira vez. 
  
Concluindo este artigo, queremos destacar que há dois aspectos no ensino / aprendizagem de uma língua estrangeira: o aspecto mental do aprendizado com a inteligência nativa, pois nascemos com as condições de aprender qualquer língua, e a inteligência do intelecto, e o aspecto do aprendizado mecânico, muscular. Há momentos, no aprendizado de línguas estrangeiras que os dois aspectos se confundem, pois os músculos têm memória que nos ajuda a guardar e reproduzir o que aprendemos.
Concluindo este artigo, queremos destacar que há dois aspectos no ensino / aprendizagem de uma língua estrangeira: o aspecto mental do aprendizado com a inteligência nativa, pois nascemos com as condições de aprender qualquer língua, e a inteligência do intelecto, e o aspecto do aprendizado mecânico, muscular. Há momentos, no aprendizado de línguas estrangeiras que os dois aspectos se confundem, pois os músculos têm memória que nos ajuda a guardar e reproduzir o que aprendemos.
Lembramos  que usamos o termo “aprendizagem acelerada”  porque é o mais divulgado, mas o  nosso trabalho melhor se caracteriza  como “aprendizagem acelerativa”, pois,  como temos explicado em várias  oportunidades, o adjetivo “acelerativa” indica  “a ação de tornar  acelerado”, portanto, a “aprendizagem acelerada” surge como  resultado  dos procedimentos, atividades e exercícios da aprendizagem  acelerativa.
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Equipe Técnica da Escola de Idiomas CLC
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