O ambiente para a aprendizagem acelerada
Preparado pela Equipe Técnica do CLC IDIOMAS - 10/02/2010
Preparado pela Equipe Técnica do CLC IDIOMAS - 10/02/2010
Há três aspectos no ambiente propício à aprendizagem acelerada: o físico, o cultural e o psicológico. Para que a aprendizagem acelerada ocorra, o ambiente físico desempenha parte importante no resultado final. As carteiras da sala devem ser arrumadas em semicírculo, de modo que os alunos possam olhar uns para os outros e não uns atrás dos outros. A sala para a sessão de aprendizagem acelerada deve ter uma atmosfera agradável, sem quadros nas paredes pois eles distraem a atenção dos alunos. Um professor criativo sempre encontra maneiras de fazer da sala de aula um lugar aconchegante. Lembramos que na pedagogia da emotologia, não usamos o termo “aula”, e sim, ”sessão de aprendizagem acelerativa”. Lembramos também que são as ações da aprendizagem ”acelerativa” que provocam a aprendizagem acelerada.
O ambiente cultural é formado pelos hábitos, pelos costumes, por tudo aquilo que tem forte poder de comunicação implícita, como, por exemplo, o respeito pelos horários, a urbanidade de tratamento entre todos, a boa vontade que deve reger as relações entre professor e alunos e entre si, a cooperação em lugar da competição.
O ambiente psicológico depende muito da atitude do professor, de como está sua programação mental e emocional. De acordo com a Emotologia, a atitude da pessoa diante da vida depende do estado do Sistema de Autopreservação e Preservação da Espécie (SAPE) no cérebro dessa pessoa. O estado do SAPE do professor será comunicado implicitamente aos alunos. Para que um professor fique habilitado a ministrar cursos pela aprendizagem acelerativa, que vai produzir resultados que podemos chamar de aprendizagem acelerada, é preciso que estude Emotologia para livrar-se de medos, insegurança, para reduzir o grau de ansiedade, pra livrar-se de preconceitos, para combater a baixa autoestima e adote, com base em informações estritamente científicas, procedimentos que o beneficiam e a seus alunos. Não nos esqueçamos que os resultados dos alunos acontecem em, primeiro lugar, na mente de seus pais e professores.
No processo da comunicação, e, no processo do ensino, tem que haver intensa comunicação entre alunos e professor, devendo estabelecer-se o rapport, que é uma forte corrente mental que torna comuns pensamentos, sentimentos, objetivos, resultados, etc.
Para concluir este artigo, enfatizamos que os três aspectos do ambiente precisam estar integrados para comporem a atmosfera que produzirá a aprendizagem acelerada.
Para divulgar este artigo, mencione a autoria da seguinte forma:
Equipe Técnica da Escola de Idiomas CLC
|
|
Ganhe o e-book: "Como Acelerar sua Aprendizagem de Idiomas" Cadastrando-se gratuitamente no CLC News! E receba também GRATUITAMENTE os artigos do Prof. Luiz Machado sobre Aprendizagem Acelerativa para Idiomas! saiba mais >> |
Nenhum comentário:
Postar um comentário