segunda-feira, 14 de junho de 2010

O ambiente para a aprendizagem acelerada

O ambiente para a aprendizagem acelerada
Preparado pela Equipe Técnica do CLC IDIOMAS - 10/02/2010

Há três aspectos no ambiente propício à aprendizagem acelerada: o físico, o cultural e o psicológico.  Para que a aprendizagem acelerada ocorra, o ambiente físico desempenha parte importante no resultado final. As carteiras da sala devem ser arrumadas em semicírculo, de modo que os alunos possam olhar uns para os outros e não uns atrás dos outros. A sala para a sessão de aprendizagem acelerada deve ter uma atmosfera agradável, sem quadros nas paredes pois eles distraem a atenção dos alunos. Um professor criativo sempre encontra maneiras de fazer da sala de aula um lugar aconchegante. Lembramos que na pedagogia da emotologia, não usamos o termo “aula”, e sim, ”sessão de aprendizagem acelerativa”. Lembramos também que são as ações da aprendizagem ”acelerativa” que provocam a aprendizagem acelerada.

O ambiente cultural é formado pelos hábitos, pelos costumes, por tudo aquilo que tem  forte poder de comunicação implícita, como, por exemplo, o respeito pelos horários, a urbanidade de tratamento entre todos, a boa vontade que deve reger as relações entre professor e alunos e entre si,  a cooperação em lugar da competição.

O ambiente psicológico depende muito da atitude do professor, de como está sua programação mental e emocional. De acordo com a Emotologia, a atitude da pessoa diante da vida depende do estado do Sistema de Autopreservação e Preservação da Espécie (SAPE) no cérebro dessa pessoa. O estado do SAPE do professor será comunicado implicitamente aos alunos. Para que um professor fique habilitado a ministrar cursos pela aprendizagem  acelerativa, que vai produzir resultados que podemos chamar de aprendizagem acelerada, é preciso que estude Emotologia para livrar-se de medos, insegurança, para reduzir o grau de ansiedade, pra livrar-se de  preconceitos, para combater a baixa autoestima e adote, com base em informações estritamente científicas, procedimentos que o beneficiam e a seus alunos. Não nos esqueçamos que os resultados dos alunos acontecem em, primeiro lugar, na mente de seus pais e professores.

No processo da comunicação, e, no processo do ensino, tem que haver intensa comunicação entre alunos e professor, devendo estabelecer-se o rapport, que é uma forte corrente mental que torna comuns pensamentos, sentimentos, objetivos, resultados, etc.

Para concluir este artigo, enfatizamos que os três aspectos do ambiente precisam estar integrados para comporem a atmosfera que produzirá a aprendizagem acelerada.


ATENÇÃO
Para divulgar este artigo, mencione a autoria da seguinte forma:

Equipe Técnica da Escola de Idiomas CLC


Cursos de Idiomas

Cursos de Idiomas da Escola CLC


A Escola de Idiomas CLC disponibiliza cursos com o Método CLC de Aprendizagem Acelerativa para os idiomas Inglês, Alemão, Espanhol, Francês, Italiano e Português. Também atua com aulas particulares para diversas necessidades, cursos de idiomas profissionalizantes e cursos de idiomas para uso imediato.
SAIBA MAIS >>



Convênios Educacionais para Aulas de Idiomas

Sua Instituição de Ensino também pode aplicar o Método CLC


O Instituto de Aprendizagem Acelerativa – CLC IDIOMAS – dispõe de convênios educacionais que viabilizam o uso do Método CLC para os Cursos de Idiomas de sua Instituição de Ensino. Ao fazer o convênio com a Escola de Idiomas CLC, você não vai ter encargos trabalhistas com os coordenadores e professores especializados na metodologia.
SAIBA MAIS >>



Ganhe o e-book:

Como Acelera sua Aprendizagem de Idiomas

"Como Acelerar sua Aprendizagem de Idiomas"

Cadastrando-se gratuitamente no CLC News!

E receba também GRATUITAMENTE os artigos do Prof. Luiz Machado
sobre Aprendizagem Acelerativa para Idiomas!

saiba mais >>

Nenhum comentário:

Postar um comentário