segunda-feira, 14 de junho de 2010

Aprendizagem Acelerada e o Prazer

Aprendizagem Acelerada e o Prazer
Preparado pela Equipe Técnica do CLC IDIOMAS - 10/01/2010

Lembramos que usamos o termo “aprendizagem acelerada” porque é o mais divulgado, mas o nosso trabalho melhor se caracteriza como “aprendizagem acelerativa”, pois, como temos explicado em várias oportunidades, o adjetivo “acelerativa” indica “a ação de tornar acelerado”, portanto, a “aprendizagem acelerada” surge como resultado dos procedimentos, atividades e exercícios da aprendizagem acelerativa.

Esses procedimentos, atividades e exercícios são todos voltados para atividades que dão prazer, tirando-se do processo ensino / aprendizagem toda aquela conotação de “dever”, “obrigações”, “castigo”, ”exposição a situações embaraçosas” e tudo o mais que o ensino tradicional tanto preza. Para que a pessoa goste de aprender é preciso que aprender lhe dê prazer. Este último uso do verbo “aprender” está relacionado a tudo que envolve o processo ensino / aprendizagem.

A “Aprendizagem Acelerativa” inicialmente cria o ambiente (físico, cultural e psicológico) que gera prazer; é o ambiente lúdico. Neste ponto, é preciso ressaltar a diferença entre “jogo” e “lúdico”, pois , no jogo, existe a idéia de competição, da possibilidade de perder e, no lúdico, só existe o prazeroso.
Na “Aprendizagem Acelerativa” elimina-se toda e qualquer conotação com a “aula” tradicional, a começar que se usa o termo “sessão” para o período que o aluno passa em sala para aprender, e o professor tira sua máscara de “mestre severo” para assumir o papel de quem cria as condições para que os alunos aprendam. Muita gente usa a palavra “facilitador” para esse novo tipo de professor, que entende perfeitamente que seu papel não é de facilitar nada, mas, sim, de levar, conduzir o processo do ensino de modo que os alunos aprendam realmente. Repetimos e insistimos, o papel do professor, em aprendizagem acelerativa, não é de “dar aulas” e, sim, de criar as condições para que o aluno aprenda e goste de aprender.

Na “Aprendizagem Acelerativa”, o aprendente (desculpem-nos esta palavra, mas a palavra “aluno” está muito ligada à escola tradicional) é o centro do processo ensino / aprendizagem e não o conteúdo do programa, como geralmente ocorre no ensino tradicional. Sabemos que é difícil mudar a concepção de concentrar tudo naquilo que o aluno tem que aprender, para aceitar que, na verdade, não é o professor que pratica o ato de colocar alguma coisa na cabeça do aprendente, pois é este que aprende, quando as condições lhe são favoráveis a isso. Desta forma, muda-se a ideia do que é ser um bom professor.

Aprender pode ser uma coisa muito prazerosa, sem a menor dúvida, pois é uma função para sobreviver, para a preservação da espécie, como é o ato de comer, de amar, por exemplo, e, principalmente em nossa época, que é preciso não só aprender a aprender como também aprender a gostar de aprender, pois muitos conhecimentos tornam-se obsoletos rapidamente, havendo necessidade de aprender novos conceitos, novas maneiras de fazer as coisas, novos hábitos e costumes etc.

Como seres humanos, temos a tendência de procurar o prazer e evitar a dor. Ir à escola já foi sinônimo de castigo, pois muitos professores transformavam suas aulas e seu relacionamento com os alunos numa verdadeira tortura. A palmatória (um instrumento de tortura) era usada para quem cometesse algum erro, principalmente de tabuada. A ideia que se tinha era de que “a letra, com sangue, entra” que se transformou num provérbio e nós modificamos para “com aprendizagem acelerativa entra melhor”.

As coisas mudam. Em educação mudam muito lentamente, por isso o conceito de “Aprendizagem Acelerativa” ainda não é muito divulgado, pois os professores tendem a imitar, até inconscientemente, seus professores numa viagem para o passado que remonta a séculos, mas, felizmente, muitas instituições de ensino estão seguindo o nosso pioneirismo nesta nova abordagem.


ATENÇÃO
Para divulgar este artigo, mencione a autoria da seguinte forma:

Equipe Técnica da Escola de Idiomas CLC



Cursos de Idiomas

Cursos de Idiomas da Escola CLC


A Escola de Idiomas CLC disponibiliza cursos com o Método CLC de Aprendizagem Acelerativa para os idiomas Inglês, Alemão, Espanhol, Francês, Italiano e Português. Também atua com aulas particulares para diversas necessidades, cursos de idiomas profissionalizantes e cursos de idiomas para uso imediato.
SAIBA MAIS >>



Convênios Educacionais para Aulas de Idiomas

Sua Instituição de Ensino também pode aplicar o Método CLC


O Instituto de Aprendizagem Acelerativa – CLC IDIOMAS – dispõe de convênios educacionais que viabilizam o uso do Método CLC para os Cursos de Idiomas de sua Instituição de Ensino. Ao fazer o convênio com a Escola de Idiomas CLC, você não vai ter encargos trabalhistas com os coordenadores e professores especializados na metodologia.
SAIBA MAIS >>



Ganhe o e-book:

Como Acelera sua Aprendizagem de Idiomas

"Como Acelerar sua Aprendizagem de Idiomas"

Cadastrando-se gratuitamente no CLC News!

E receba também GRATUITAMENTE os artigos do Prof. Luiz Machado
sobre Aprendizagem Acelerativa para Idiomas!

saiba mais >>

Nenhum comentário:

Postar um comentário