Aprendizagem Acelerada: Origem do Conceito
Preparado pela Equipe Técnica do CLC IDIOMAS - 10/12/2009
Preparado pela Equipe Técnica do CLC IDIOMAS - 10/12/2009
Na década de 70, surgiu o livro “Experiências Psíquicas Além da Cortina de Ferro”, das jornalistas canadenses Sheila Ostrander e Lynn Schroeder, que, no capítulo segundo, mencionam a Sugestologia, que dá origem à Sugestopedia, como sistema de ensino, praticado pelo psiquiatra búlgaro Georgi Lozanov e equipe. Algum tempo depois, as mesmas jornalistas publicaram o livro “Superlearning”, que foi traduzido para o português como “Superaprendizagem pela Sugestologia”, publicado pela Editora Record, sem data. Com a divulgação desses livros pelo mundo, principalmente do segundo, muitos educadores, principalmente no Canadá e nos Estados Unidos, procuraram saber do que realmente se tratava e, então, procuraram se aprofundar no que era realizado no “Instituto de Sugestologia”, de Sófia, Bulgária. Surgiu então a expressão “aprendizagem acelerada”, pois constava que, no citado instituto, ensinava-se uma língua estrangeira em muito pouco tempo, em número reduzido de horas.
No Brasil, o Prof. Luiz Machado, que, na época era chefe dos Laboratórios de Idiomas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e vinha pesquisando, juntamente com sua equipe, novos métodos de ensino de idiomas, inteirou-se do que vinha sendo feito na Bulgária e tornou-se membro da SALT (Society for Accelerated Learning and Teaching), dos Estados Unidos, embora tenha sempre externado que não concordava com o uso deliberado da sugestão em educação, pois esta é definida como o ato pelo qual se põe um pensamento, uma crença, uma idéia na cabeça de uma pessoa sem que ela tenha consciência disso, o que, evidentemente para muitos, representa controle das mentes e até lavagem cerebral. Com o propósito de opor-se à Sugestologia, o professor brasileiro apresentou, em congresso científico, em Estocolmo, Suécia, em maio de 1984, o termo “Emotologia”, para indicar a mobilização de potencialidades humanas, o mesmo resultado que o Dr. Georgi Lozanov queria conseguir pelo uso da sugestão, só que o Prof. Luiz Machado ia por outro caminho. Para indicar a aplicação da Emotologia ao processo ensino / aprendizagem, propôs o termo “Emotopedia”. Nesse mesmo encontro, na Suécia, o Prof. Luiz Machado apresentou sua tese de que a inteligência depende mais dos sistemas das emoções, com destaque para o sistema límbico, que do intelecto, como era normalmente aceito pelo mundo científico.
O ensino de línguas estrangeiras com base na Emotopedia iniciou-se, nos cursos de idiomas do “Centro de Produção”, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no ano de 1977. O professor brasileiro também sugeriu que, em lugar de “aprendizagem acelerada” se usasse “acelerativa”, pois esta palavra, que é formada com o sufixo “-ivo” (na forma feminina), que indica ação, expressa melhor o resultado que se pretende com este sistema de ensino, reservando-se “acelerada” para o resultado que se consegue com a aprendizagem acelerativa.
A Aprendizagem Acelerativa é um conjunto de ações centradas em quem aprende contrariamente à pedagogia tradicional que se volta quase que exclusivamente para os conteúdos.
Quer se use a expressão “aprendizagem acelerada”, quer se use “aprendizagem acelerativa”, não se trata de simples expressões e, sim, de conceitos que abrangem muitas técnicas e combinações de técnicas para, em mobilizando potencialidades dos alunos, fazer com que eles aprendam melhor e mais rápido.
No Brasil, o Prof. Luiz Machado, que, na época era chefe dos Laboratórios de Idiomas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e vinha pesquisando, juntamente com sua equipe, novos métodos de ensino de idiomas, inteirou-se do que vinha sendo feito na Bulgária e tornou-se membro da SALT (Society for Accelerated Learning and Teaching), dos Estados Unidos, embora tenha sempre externado que não concordava com o uso deliberado da sugestão em educação, pois esta é definida como o ato pelo qual se põe um pensamento, uma crença, uma idéia na cabeça de uma pessoa sem que ela tenha consciência disso, o que, evidentemente para muitos, representa controle das mentes e até lavagem cerebral. Com o propósito de opor-se à Sugestologia, o professor brasileiro apresentou, em congresso científico, em Estocolmo, Suécia, em maio de 1984, o termo “Emotologia”, para indicar a mobilização de potencialidades humanas, o mesmo resultado que o Dr. Georgi Lozanov queria conseguir pelo uso da sugestão, só que o Prof. Luiz Machado ia por outro caminho. Para indicar a aplicação da Emotologia ao processo ensino / aprendizagem, propôs o termo “Emotopedia”. Nesse mesmo encontro, na Suécia, o Prof. Luiz Machado apresentou sua tese de que a inteligência depende mais dos sistemas das emoções, com destaque para o sistema límbico, que do intelecto, como era normalmente aceito pelo mundo científico.
O ensino de línguas estrangeiras com base na Emotopedia iniciou-se, nos cursos de idiomas do “Centro de Produção”, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no ano de 1977. O professor brasileiro também sugeriu que, em lugar de “aprendizagem acelerada” se usasse “acelerativa”, pois esta palavra, que é formada com o sufixo “-ivo” (na forma feminina), que indica ação, expressa melhor o resultado que se pretende com este sistema de ensino, reservando-se “acelerada” para o resultado que se consegue com a aprendizagem acelerativa.
A Aprendizagem Acelerativa é um conjunto de ações centradas em quem aprende contrariamente à pedagogia tradicional que se volta quase que exclusivamente para os conteúdos.
Quer se use a expressão “aprendizagem acelerada”, quer se use “aprendizagem acelerativa”, não se trata de simples expressões e, sim, de conceitos que abrangem muitas técnicas e combinações de técnicas para, em mobilizando potencialidades dos alunos, fazer com que eles aprendam melhor e mais rápido.
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